Seja um temporário que a empresa quer efetivar


Com a proximidade das festividades de final de ano, as vagas temporárias começam a ser mais frequentes, e com elas as oportunidades de apresentar um bom trabalho e passar a ser uma opção positiva de efetivação para as empresas.

De modo geral, essas vagas são voltadas para vendedores, atendentes, operadores de caixa, recepcionistas no varejo. De acordo com os dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL), surgirão cerca de 3,1 mil vagas neste ano, o que representa mais que o dobro do ano de 2017. Fora deste número, fábricas também realizam suas contratações temporárias, aquecendo a economia e movimentando o comércio.

Com este cenário positivo, os profissionais que estão preparados e com vontade de demonstrar um bom trabalho, viram alvo para preencher vagas temporárias e serem avaliados para possível efetivação no futuro.

Se você esta nessa condição ou conhece alguém nesse cenário, tome nota das principais dicas para começar 2019 com o “pé direito” na área profissional.

  • Localize a vaga: pesquise em sites e instituições de recrutamento para ter acesso aos lugares que estão contratando. Não espere de forma passiva por uma vaga, busque e faça contatos e ainda pode ir diretamente às empresas para entender como os processos estão sendo realizados. Certamente terá chances de concorrer às vagas.

  • Estruture seu currículo: tenha um currículo claro, objetivo e organizado capaz de demonstrar seus dados gerais, sua formação e cursos, suas experiências profissionais e conquistas. Currículos longos não ajudam, mas currículos com poucas informações inviabilizam a percepção do selecionador.

  • Prepare-se para a entrevista: mesmo em vagas temporárias, você será convidado para participar de entrevistas e para isto, treine em casa com pessoas de quem possa receber um feedback sincero sobre a clareza de sua comunicação e sobre a qualidade de sua postura. Esteja arrumado, confiante e chegue antes do horário marcado.

  • Durante o processo: mostre-se receptivo ao aprendizado e entusiasmo com a oportunidade. Demonstre que você estudou sobre a empresa, seus produtos ou serviços, gerando confiança de que você sabe para qual lugar está pleiteando uma oportunidade.

  • Após sua contratação: mantenha-se focado em aprender e em ajudar. Neste período o processo de competição é muito comum, mas procure sair do cenário da rivalidade, mostrando-se participativo e interessado em fazer um bom trabalho dentro das regras da empresa e com alto padrão de atendimento que os clientes internos e externos merecem.

Para os colaboradores recém contratados, ou melhor, para todos os colaboradores, é preciso conhecer os produtos e processos, se integrar à equipe para alcançar objetivos comuns, ter adaptabilidade frente as mudanças, fazendo uma excelente abordagem com clientes, pares e superiores. Perguntar de forma inteligente e encontrar soluções criativas para o negócio, também contribui para futuras contratação, efetivação ou promoção.

Aproveitando esta conversa, é bom sempre lembrar que hoje a formação, experiência e fluência em outro idioma são, cada vez mais, “apenas” pré-requisitos para que você seja considerado um profissional adequado para uma determinada posição na empresa, seja na manutenção do seu cargo, seja nas possibilidades de promoção ou transferência, ou ainda como candidato à uma vaga.

De modo geral, as empresas buscam pessoas que entregam o resultado, mas estão cada vez mais atentas em como essa pessoa gera seus indicadores de desempenho. Assim, o desrespeito e não relacionamentos saudáveis, bem como a resistência à mudança e a falta de comprometimento passaram a ser problema de fato.

Nesta direção, poderia resumir quatro comportamentos fundamentais que levam as empresas a buscarem e manterem um profissional em suas estruturas, sendo:

  1. Gente proativa: São pessoas protagonistas em suas ações, são os que focam na solução e não no problema, aprendem e ensinam porque estão atentas ao que podem fazer para gerar uma certa previsibilidade e agir antecipadamente.

  2. Geradores de opinião: Pessoas capazes de não aceitar tudo de qualquer maneira, mas tem uma opinião para expressar, buscando apontar o que funciona e o que não funciona, sempre rumo à melhoria contínua, mas ao mesmo tempo com flexibilidade suficiente para entender que outros também tem opinião e às vezes são melhores que as suas e assim embarcam de peito aberto em sugestões e novas perspectivas.

  3. Saem da Zona de Conforto: Pessoas que não se acomodam, que querem e buscam desafios. Todos nós temos a tendência natural de entrar em ciclos de conforto, assim sendo, o profissional moderno sabe quando um ciclo acaba e busca novas alternativas, novas formas de fazer, mesmo que este novo represente um grau de desconforto.

  4. Espírito de Equipe: De modo geral é mais fácil conviver com iguais, mas é na diversidade que os melhores resultados acontecem. Quando pessoas de diferentes perfis se encontram e partilham do mesmo objetivo, coisas boas acontecem, caminhos são encontrados e modelos inovadores são criados. A era do “faço sozinho” e o individualismo acabou! São pessoas em equipe e em construção de parcerias que vivem melhor e sobrevivem mais em ambientes corporativos.

Esteja atento se estes comportamentos estão em você na maioria das horas de seu dia e não perca a oportunidade de melhorar constantemente. O aperfeiçoamento contínuo não é um clichê, é uma necessidade. E aí? Você é um profissional que a empresa gostaria de contratar?

Cíntia Lima

Psicóloga, Master Coach e Mentora Organizacional

cintialima@coachcintialima.com

#Artigo #JornaldoCommercio #Formação #Moderno #Objetivo #Meta #Sonho #Profissional #Provativa

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© Todos os direito reservados, Cintia Lima Master Coach | Created by: Gadita's

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

(92) 98100-4470 / 3016-4470

Rua Parneiras, 329 - Flores, Conjunto Duque de Caxias