Você é um profissional moderno?

Hoje formação, experiência e fluência em outro idioma são cada vez mais “apenas” pré-requisitos para que você seja considerado um profissional adequado para uma determinada posição na empresa, seja na manutenção do seu cargo, seja nas possibilidades de promoção ou transferência ou seja como candidato em uma vaga.

De modo geral, as empresas buscam pessoas que entregam o resultado, mas estão atentas em como esta pessoa gera seus indicadores de desempenho. Assim, o desrespeito e não relacionamentos saudáveis, bem como a resistência a mudança e a falta de comprometimento passaram a ser problema de fato.

Nesta direção, poderia resumir quatro comportamentos fundamentais que levam as empresas buscarem e manterem um profissional em suas estruturas, sendo:

  • Gente Proativa: São pessoas protagonistas em suas ações, são os que focam na solução e não no problema, aprendem e ensinam porque estão atentas ao que podem fazer para gerar uma certa previsibilidade de futuro e agir antecipadamente.

  • Geradores de Opinião: Pessoas capazes de não aceitar tudo de qualquer maneira, mas tem uma opinião para expressar, buscando apontar o que funciona e o que não funciona rumo sempre a melhoria contínua, mas ao mesmo tempo com flexibilidade suficiente para entender que outros também tem opinião e às vezes são melhores que as suas e assim embarcam de peito aberto em sugestões e nova perspectivas.

  • Saem da Zona de Conforto: Pessoas que não se acomodam, que querem e buscam desafios. Todos nós temos a tendência natural de entrar em ciclos de conforto, assim sendo, o profissional moderno sabe quando um ciclo acaba e busca novas alternativas, novas formas de fazer, mesmo que este novo represente um grau de desconforto.

  • Espírito de Equipe: De modo geral é mais fácil conviver com iguais, mas é na diversidade que melhores resultados acontecem. Quando pessoas de diferentes perfis se encontram e partilham do mesmo objetivo, coisas boas acontecem, caminhos são encontrados e modelos inovadores são criados. A era do faço sozinho e individualismo acabou! São pessoas em equipe e em construção de parcerias que vivem melhor e sobrevivem mais em ambientes corporativos.

Esteja atento se estes comportamentos estão em você na maioria das horas de seu dia e não perca a oportunidade de melhorar constantemente. O aperfeiçoamento contínuo não é um clichê, é uma necessidade. E aí? Você é um profissional moderno?

#Profissional #Moderno #Formação #Provativa

Posts Em Destaque