MAIS QUE SONHOS, METAS



No final do ano vejo muitas pessoas falando sobre metas, sobre atingir objetivos para o novo ano e sobre mil planos de fazer diferente. Acho este clima formidável!


Sinto-me verdadeiramente contagiada com toda a energia e vontade que ronda o final do ano anterior e o início de um novo. Pena que muitas vezes, os planos nem chegam no papel, muito menos, saem dele.


Como já estamos em novembro, pode ser que muitos dos sonhos pensados em 2017 ainda não saíram da intenção ou até já foram esquecidos.


Diante disto, gostaria de compartilhar uma metodologia que faz uma diferença incrível na construção de metas: O Modelo SMART. Este modelo é uma maneira inteligente de construir um formato para seu objetivo, através dos 05 atributos:


  • S (Específico);

  • M (Mensurável);

  • A (Atingível), R (Relevante);

  • T (Temporal).


Isto mesmo, pense no que você gostaria de conquistar e faça uma viagem em sua mente tornando este objetivo o mais específico possível, algo que você possa ver, sentir, cheirar... quanto mais específico tanto mais você será capaz de colocar toda sua energia nesta direção. Neste caminho, ao escrever de maneira específica, identifique se você consegue medir, pois sua meta deve ser quantificada de alguma forma (%, quantidade, valor, etc), somente desta maneira terá condições de estabelecer um padrão concreto de realização.


Da mesma forma, precisa conseguir medir, mas também você precisa ter uma expectativa real de conseguir, ou seja, embora desafiadora, precisa ser alcançável. Não queremos que você fique na zona de conforto, mas também não pode criar exigências irreais.


O outro ponto importante, é que seja relevante, ou seja, que tenha um impacto positivo em você e nas pessoas ao seu redor, não há como você gerar todo o empenho necessário se sua meta estiver incongruente com seus valores ou que não tenha significância para você. Por fim, é vital que sua meta tenha data certa para iniciar e terminar (temporal), para isto, sua mente conhece um formato: dia/mês/ano.


Ao construir sua meta SMART, seus objetivos para 2018 estarão neurologicamente corretos. Depois pode construir um planejamento passo a passo do que deve fazer para chegar neste destino e agir.


E deixem-me saber no decorrer deste processo suas dúvidas, dificuldades, e, é claro todo o sucesso e gratidão de quando conseguir.


#Sonho #Meta #Objetivo

Posts Em Destaque